17 7 SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC
Notícias › 03/04/2014

Cardeal de SP divulga mensagem por canonização de Anchieta

cardeal_SPO Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou uma mensagem pela canonização de José de Anchieta nesta quinta-feira, 3.

O cardeal expressou sua gratidão ao Papa Francisco que acolheu o pedido da Igreja e deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.

“Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como ‘Apóstolo do Brasil’”, destacou.

Dom Odilo recorda que a Igreja e a própria cidade de São Paulo deve seus inícios à missão de Anchieta e seus companheiros. “São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização”.

Leia a mensagem na íntegra

Hoje é um dia de festa! Manifesto, em nome da Arquidiocese de São Paulo, profunda gratidão a Deus pela proclamação do bem-aventurado Padre José de Anchieta como “santo”! Ad maiorem Dei gloriam – que tudo seja para a maior glória de Deus!

Este momento foi longamente esperado por esta Igreja que está em São Paulo. Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como “Apóstolo do Brasil!

Gratidão ao Papa Francisco, conhecedor da história de Anchieta e dos primeiros missionários jesuítas no Brasil, que acolheu benevolamente o pedido da Igreja e, bem depressa, deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.

A Igreja, nesta Metrópole, deve seus inícios à obra evangelizadora de Anchieta e de seus companheiros na missão de São Paulo de Piratininga. Desta missão, também nasceu a própria cidade de São Paulo. São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização!

Seu exemplo – de jovem entusiasta por Cristo e pelo Evangelho, de homem santo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos, de missionário incansável, zeloso na transmissão da alegria do Evangelho, de pacificador respeitoso das culturas dos povos originários do Brasil, de educador, pai dos pobres e enfermos – continue a nos motivar e inspirar na dedicação à missão. Somos continuadores do trabalho por ele iniciado. Que sua intercessão e seu exemplo nos valham sempre!

São José de Anchieta, rogai por nós!

Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo