Av. Francisco Alves Moreira, 403

Vila Santos - Caçapava, SP

psjocpv@gmail.com
(12) 3653-4719

Galeria de Fotos

 
SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC dscn9988 SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC 09279006
Notícias › 07/04/2014

D. Erwin Kräutler colaborará na redação da próxima encíclica do Papa

1_0_788436O Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler, foi recebido sexta-feira, 04, às 12 horas, horário de Roma, pelo Papa Francisco.

A audiência ocorreu no gabinete papal e tratou principalmente das violações aos direitos indígenas no Brasil.

Dom Erwin e o assessor teológico do Cimi, Pe. Paulo Suess, entregaram ao Papa um documento atestando casos de violências a que estão submetidos os povos indígenas e seus aliados. “Grupos políticos e econômicos relacionados com a agroindústria, a mineração e construtoras, com apoio e participação do governo brasileiro, querem revogar os direitos territoriais dos povos indígenas”, diz um trecho do documento, escrito em espaanhol.

Foi destacada ainda a questão Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul, onde “o confinamento (45 mil indígenas) em área tão pequena traz consigo mortes, suicídios e sofrimento atroz e permanente”; a situação dos povos indígenas do Vale do Javari, que sofrem sem assistência médica um surto de hepatite, e enfim, a questão do mega-empreendimento da Usina de Belo Monte, no Pará, cuja construção ocorre desrespeitando leis nacionais e convenções internacionais, caso da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Encontrando o Programa Brasileiro logo após a audiência com o Papa, Dom Erwin revelou ter sido envolvido pelo Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, na redação da nova encíclica de Francisco, que deve abordar a ‘ecologia humana’.

Por Rádio Vaticano